Archive for Maio, 2013

Tramita no MP processo de improbidade contra o prefeito de Lajeado

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

     O Ministério Público de Conta do Estado e Promotoria local estão trabalhando em conjunto no expediente aberto para investigar o contrato emergencial do lixo realizado pela prefeitura de Lajeado e empresa W.K. Borges LTDA de Porto Alegre superfaturou em 113 %.

O Ministério Publico recomendou ao prefeito de Lajeado que, em primeiro momento corrija  as distorções e os valores já pagos indevidos sejam  descontados nas próximas faturas da empresa W. K. Borges LTDA.

O Ministério Publico também recomendo nova formula de licitação que devera ser lançado em até 15 dias, para que não haja impugnação do edital, gerando novo contrato emergencial.

Sendo que os ajustes são para estancar os procedimentos incorretos da administração, e o processo de improbidade administrativa continua tramitando com as investigação e diligencias do Ministério Publico e Tribunal de Conta do Estado.

Caso seja dado provimento a improbidade administrativa, o prefeito poderá manter se no cargo através dos recursos, mas em uma segunda etapa havendo o julgamento no pleno do Tribunal de Conta, se tornar Ficha Suja ficando impossibilitado de participar de novos pleitos eleitorais.

MP de Lajeado abre inquérito para licitação do Ônibus em Lajeado

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

     O ministério Publico de Lajeado instaurou inquérito para investigar a processo licitatório da concessão de exploração dos serviços de transporte coletivo urbano de Lajeado, haja visto que o ultimo edital de licitação  que estava a mais de 6 anos em processo judicial foi encerrado.

     O procedimento efetivado pelo MP de Lajeado é para orientar a administração municipal de Lajeado, que venha  ser editado um processo de licitação com as devidas precauções para que não seja  questionado novamente na justiça e  que não seja necessário  editar um novo contrato emergencial.

CC e FG terão que coletar lixo em Lajeado

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

Cargos de confiança e prefeito do lixo coletando na BR 386

     A administração de Lajeado, colocou metas paras as Secretarias Municipal, toda a semana um Cargo de confiança (CC) e um Servidor com Função Gratificada (FG) por secretaria terão de arranjar tempo para realizar coleta de resíduos de papeis, plásticos e outros lixo, jogados no chão pelos freqüentadores de parques, praças e ruas e avenidas de Lajeado nos finais de semana.

     A denominação de GARI dada os trabalhadores de limpeza, surgiu no Rio de Janeiro,  vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Pedro Aleixo Gari costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.

     Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome Gari se espalhou para o restante do País.

     Desta forma em seguida em Lajeado Gari vai passar a ser chamado de CC ou FG.  

     E isso tudo com um contrato emergencial sem licitação de R$ 529.000,00 com R$ 281.000,00 de acréscimo na virada do domingo 10 de março 2013.

Governo de Lajeado seduziu assessor do Vereador Schefer

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

Vereador Antonio Schefer

     O vereador campeão de votos de Lajeado, Antonio Schefer encontra se enfermo, realizou procedimento cirúrgico, neste período de enfermidade, a administração municipal atraiu para a equipe do executivo o assessor do vereador.

     Andre Martinelli foi assessor do legislativo por duas décadas, tendo assessorado os ex – vereadores Leo Bolsi, Felice Bolsi e por mais de 10 anos estava a frete do gabinete do Vereador Antonio Schefer.

     Ele deverá assumir um dos 59 novos cargos criado no mês de abril de 2013 pelo executivo e aprovado pelos vereadores da situação.

Legislativo lajeadense e pedidos de quebra mola

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

     Hoje estão tramitando junto administração de Lajeado entorno de 200 pedidos de quebra molas, os pedidos estão relacionados com 100 novos pontos.

     As maiorias dos pedidos são originados através de pedidos realizados por vereadores da situação nas seções do legislativo.

     A justificativa dos vereadores situacionista, é baseado em pedidos de eleitores quando da visita dos vereadores ao mesmo.

     Pelo visto as obras do atual  governo em 2013 será a construção de quebra molas.

     Tornando desta forma  uma parceira da atual administração com a administração  antecedente, sendo que administração passada construiu muitas  vias pavimentadas e a atual esta equipando as mesma com  excesso quebra molas.

Soda e Água Oxigenada em leite longa vida

Sexta-feira, Maio 24th, 2013

     A Agência Nacional de Vigilância Sanitário (ANVISA), em vistorias nos laticínios pelo Brasil, encontrou soda cáustica, água oxigenada e citrato de sódio em caixas de leite longa vida, as substâncias eram adicionados ao leite para aumentar o prazo de conservação e o volume do produto.

     Segundo ANVISA e especialista se ingeridas em grandes quantidades, essas substâncias podem ser prejudiciais à saúde, porém, em pequena proporção, não trazem risco ao consumidor.

     A longa duração do leite é mágica da química, por que milagre só Jesus fez.

Eles não distinguem o que é ciclo-faixa

Quarta-feira, Maio 22nd, 2013

ciclovia

     Em quase todas as seções da câmera de vereadores de Lajeado a dois assuntos que é de praxe, são os pedidos de quebra molas que passa de 100 unidades, e as polemicas das ciclos-faixas, obra do ex-secretário Mozart que trouxe o conceito da cidade de Curitiba.

     Ocorre que tanto os vereadores quanto a população se refere às ciclos-faixas com a expressão ciclovias, o que não é correto, em Lajeado existe apenas uma rua com ciclovia, a Rua Oswaldo Arranha que esta localizada no centro a margem do Rio Taquari.

ciclo-faixa

      Ontem foi a vez do vereador Rambo do PT, requer modificações no uso das ciclovias o melhor nas ciclos-faixas, com o intuito de melhorar o fluxo do transito de automóveis. Ocorre que nós lajeadenses devido ao nosso poder aquisitivo pensamos apenas em utilizar o transporte individual, veículos de uso restrito, e não encampamos a idéia do uso coletivo.

      A solução não esta apenas em procurar soluções para que mais carros circulem pela cidade, existe outras formas de modalidade urbana é preciso refletir.

     Projeto de lei federal 1346/11 do Estatuto dos Sistemas Ciclo Viário, que obrigam a criação de faixas para uso de bicicletas em ruas e Avenidas deve ser votados ainda este ano.

O discurso do Presidente do Legislativo

Quarta-feira, Maio 22nd, 2013

     Na seção desta terça-feira o presidente do legislativo lajeadense, Dr. Sergio Kniphoff do PT, em seu espaço regimental contestou o seu colega vereador Lorival do PP.

     No seu habitual discurso com uma ótima doutrinação, o presidente rebateu a gafe do Secretário da Agricultura de Lajeado, que anunciou nos meios de comunicações um novo aterro de lixo verde para Lajeado localizado no território de Cruzeiro do Sul.

     O vereador Lorival em seu pronunciamento questionou “para administração de Lajeado destinar o lixo para o Bairro Passo de Estrela em Cruzeiro do Sul é admissível, mas atender os moradores do Passo de Estrela nos postos de saúde de Lajeado não”.

     O certo é que o prefeito de Cruzeiro do Sul esta esperando uma explicação da administração de Lajeado.

Pés descalços nos Dick nem pensar

Quarta-feira, Maio 22nd, 2013

     O Parque dos Dick é um local agradável e deixa uma boa impressão por sua localização e paisagismo.

     O local é conservado com roçadas, varrição e muitos atrativos para população.

     Mas a área é cortada pelo Arroio Encantado de boas lembranças, mas que na atualidade acabou virando um canal de esgoto a céu aberto, devido aos dejetos das casas e empresas que se localização entorno de suas margens.

      O esgoto acaba atraindo pragas como baratas e ratos, que por sua vez transmitem doenças aos seres humanos.

      Segundo informações da Secretaria da Saúde e dos familiares de um senhor que costumava freqüentar as margens do lago no Parque dos Dick, o mesmo veio a óbito ao contrair leptospirose no local.

     Os administradores sabem que há muitos ratos neste local devido a vários aspectos, o que falta é um plano de combate as pragas em Lajeado.

Leite. Soda pode, formol não

Quarta-feira, Maio 22nd, 2013

      A população ficou aterrorizada com os escândalos da adição de água com coliformes fecais e formol no leite de todo o dia, mas por outro lado é permitido a adição de soda para conservar o leite no transporte de carretas tanques em grandes distancias de mais de mil quilômetros.

     E para complementar o açúcar que agrega o café juntamente com o leite, é refinado através de químicas que também utilizam soda, quanto mais fino e branco o açúcar mais soda.

     Como diria o folclórico tomador de leite Aldino Calas, se ainda estivesse vivo “É SODA”.