Archive for Fevereiro, 2013

A nova versão para o desligamento do Secretário Marquinhos

Quinta-feira, Fevereiro 28th, 2013

     O ex-deputado Marquinhos Lang estava administrado com competência a Secretaria de Meio ambiente, era apenas o inicio de um trabalho ele contava com a estrutura da secretaria, composta por técnicos e funcionários da mais alta capacidade, Marquinhos os conquistou com seu carisma e simpatia, o mesmo que o fez deputado estadual por duas vezes.

     Muito se especulou sobre a sua saída, a versão mais recente parece ter fundamento, e o ex bombeiro Marquinhos ao tentar salvar um pessoa em um incêndio sofreu um acidente que o deixou com uma deficiência física, que originou uma aposentadoria por invalidez.

     Ocorre que ao ser nomeado secretário ele acabou voltando a uma atividade profissional, o que ocasionaria a perda de sua aposentadoria por invalidez. O que não aconteceu quando o mesmo assumiu como deputado, pois o cargo de deputado não é “profissão”.

A co-responsabilidade do cidadão com os resíduos produzidos na moradia

Quinta-feira, Fevereiro 28th, 2013

     O cidadão gera o resíduo (lixo) na sua propriedade, e os coloca na rua.

     O resido domestico, a sua coleta é de competência do município dar o melhor destino, mas os entulhos que são jogados nas ruas cabem aos cidadãos dar o seu destino correto.

     No entanto existem empresas que fazem a coleta destes entulhos através de contêiner e cobram pelos serviços, com o propósito de não ter esta despesa a maioria coloca nas calçadas. A prefeitura acaba recolhendo contrariando decisões do Tribunal de Contas, que faculta o recolhimento dos mesmos apenas para pessoas carente.

 

     O toco de cigarro é um exemplo da falta de co-responsabilidade pelo gerador do resíduo, quase sempre o mesmo é jogado no chão.

A capacitação ambiental do cidadão

Quinta-feira, Fevereiro 28th, 2013

Jardim Botânico de Lajeado

     Muitas são as criticas quanto a falta de uma consciência ambiental dos cidadãos, que possa amenizar os efeitos desta descomedida agressão ao meio ambiente.

     Elas vão deste a não separação dos materiais recicláveis até mesmo a necessidade de produzirmos uma quantidade menor de lixo.

     Esta situação esbarra na falta de capacitação do cidadão para esta dimensão.

     Esta capacitação deve ocorrer já nos primeiros dias em que a criança venha a freqüentar a escola.

     A falta da capacitação ambiental pode ser comparada a de um trabalhador que não foi capacitado para realizar suas tarefas na função que esta exercendo na empresa.

     Sem ter capacitação acaba realizando um serviço defeituoso.

     Antes de cobrar precisamos educar, para capacitar.

MP APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA VAI BENEFICIAR QUARENTA SETORES DA ECONOMIA COM MENOS IMPOSTOS

Quinta-feira, Fevereiro 28th, 2013

     A medida provisória 582 estabelece que cerca de quarenta setores da economia vão pagar menos encargos trabalhistas. Em substituição às contribuições sociais para a Previdência Social, essas empresas vão pagar impostos sobre o valor da receita bruta. A proposta estimula a criação de empregos.

     Quando se estabelece a redução da contribuição sobre a folha é um incentivo direto àquelas empresas que empregam muita gente. Aquelas empresas que geram empregos no país, que é fundamental para o nosso mercado de trabalho.
     A medida provisória recebeu apoio da oposição.  A medida é um compromisso do governo com a produtividade e a competitividade das empresas.
     É a troca da contribuição previdenciária por 1% do faturamento. Uma coisa que foi concedida já a alguns segmentos da economia e que se pretende agora com essa MP estender para outros segmentos da economia.

     Entre os setores beneficiados com a redução de impostos estão os de transportes, saúde e construção civil. A proposta segue para a sanção da presidente da República.

Prefeitura de Manaus paga rescisão de 700 ex-funcionários de empresa da coleta de lixo

Quinta-feira, Fevereiro 28th, 2013

     Na semana passada, (quarta-feira dia 20), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM) intermediou um acordo entre a Prefeitura de Manaus, empresa ENTERPA e funcionários de limpeza urbana que prestavam serviços a empreiteira contratada pelo Município da capital do Amazonas.

     Após o acordo, o total de 700 funcionários demitidos pela ENTERPA vão receber pagamentos referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e verbas rescisórias.

     Em janeiro deste ano, o contrato entre a Prefeitura de Manaus e a empreiteira foi suspenso. A seguir foi contratada sem licitação pública a Construtora Marquise S/A ao custo de R$ 30,8 milhões pelo prazo de cinco meses de serviços.

     Os ex-funcionários da ENTERPA estão com pagamentos pendentes porque a empresa alega não possuir fundos para sanar as dívidas.

     Diante disto, o Município de Manaus dispôs-se a pagar R$ 7.688.697,16 referente aos direitos trabalhistas devidos pela empresa terceirizada

     A ENTERPA foi alvo de denúncias, durante 2012, de funcionários que reclamavam sobre atraso de salários causando, inclusive, paralisações no serviço.

Município de Progresso frustra o Consorcio de Saneamento do G8

Terça-feira, Fevereiro 26th, 2013

      Varias vez critiquei a postura da AMVAT por não ter um corpo técnico para debater e planejar o saneamento com o propósito de buscar os recursos disponíveis a nível federal.

     Quando o G8 através do ex presidente  e ex prefeito de Santa Clara do Sul Paulo Cezar Kohlrausch, colocou na pauta do Grupo dos Oitos Municípios Emancipados de Lajeado a prioridade  em  saneamento publico e contratou a empresa Lógica Ambiental para elaborar o Plano de Saneamento Básico, elogiei a atitude e acreditei que o assunto seria levado adiante.

     Mas infelizmente houve um deslize na trajetória, interesses particulares de pessoas ligadas a administração do Município de Progresso, foram contra a criação do Consorcio Público para criação de uma usina de reciclagem dos resíduos sólidos domiciliares.

     Infelizmente prevaleceu o interesse de uma pessoa que atua na administração e que até pouco tempo era sócio de uma empresa familiar do ramo de limpeza pública.

     Esta situação levou os municípios de Progresso e Boqueirão do Leão a colocar o lixo em uma propriedade não licenciada para atividade por esta empresa, com autuação pela PATRAM os dois municípios estão levando o lixo para ser reciclados em uma usina de reciclagem de Barros Cassal.

     Os administradores antes de colocarem o interesse público a disposição de companheiros deveriam pensar na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.

Já são três barcos Catamarã nas águas do Rio Taquari

Terça-feira, Fevereiro 26th, 2013

     Neste final de semana foi para as águas do Rio Taquari o 3° barco do tipo Catamarã, os três barcos apresentam a mesma estrutura, sendo que o primeiro foi criado pela equipe de manutenção da Urbanizadora Lenan, os demais são copias idênticas.

     O terceiro que iniciou a navegação no ultimo sábado, foi montado pela equipe da DOAÇO empresa que faz parte do grupo da Calçados Dullius, o barco pertence a 20 jovens da turma dos Pinguços, já o primeiro barco Catamaran a navegar no rio Taquari há dois anos, pertence a 10 jovens da Turma SPC (Só Pela Ceva), o segundo a navegar é de propriedade de Beto Ferri, Dr. Paulo Ely e amigos.

     Os três barcos Catamarã são equipados com churrasqueira, pia para louça, bancos e mesa.

     A capacidade de cada um dos barcos é de 25 pessoas adultas.

     A procura pelo pratica de esporte e lazer nas águas do Rio Taquari a cada ano vem aumentado e principalmente após a criação da Marina em Lajeado pela família Ferri, só nos galpões desta marina hoje estão abrigados mais de 50 Lanchas de luxos.

      Os Barcos dos Pinguços e do SPC (Só Pela Ceva) são freqüentados por rapazes e moças jovens, já o barco do Ferri e do Ely é freqüentado pela turma da 2° e 3° idade, sendo que a integração entre as duas faixas etárias é de muita cordialidade e brincadeira.

Brasil 6° economia do mundo apesar das deficiências

Terça-feira, Fevereiro 26th, 2013

     O Brasil descobriu que não é fácil ser rico. Superamos a Inglaterra, mas na 6ª economia do mundo falta transporte público, milhões vivem em favelas, a saúde esta devagar, a segurança não consegue proteger o cidadão dos criminosos, a escola pública vai mal, mas não falta dinheiro para as obras da copa do mundo.

A COMPRA DE CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA UTILIZADA POR DEFICIÊNTE DEVERA SER FACILITADA

Terça-feira, Fevereiro 26th, 2013

      Está na Comissão de Relações Exteriores do senado, o projeto que isenta de impostos como o IPI e o imposto sobre produtos importados, a compra de cadeiras de rodas e dos acessórios motorizados. A proposta também reduz a zero as alíquotas da COFINS e do PIS/PASEP na importação e na venda destes produtos dentro do mercado brasileiro. O projeto ainda cria incentivos para a oferta de créditos para a compra das cadeiras de rodas, permitindo aos bancos abatê-los na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O autor do projeto foi o ex-senador Flavio Arns.  Certamente esta lei devera reduzir a grande quantidade de pedidos de ajuda que recebia os políticos pelos eleitores com deficiência querendo cadeiras de rodas motorizadas, que são mais caras.
     Um dos objetivos é diminuir os custos da aquisição de cadeiras de rodas dotadas de equipamentos, estas cadeiras que tem motor e que dá certa mobilidade para as pessoas portadoras de deficiência. São cadeiras ainda muito caras por causa do imposto destes equipamentos que são importados.

Lei anti fumo limita uso e venda de cigarros

Terça-feira, Fevereiro 26th, 2013

     Na Rússia o presidente Vladimir Putin, assinou nesta segunda (25) uma lei anti fumo. O texto prevê diversas limitações aos locais permitidos para venda e uso de cigarros. A Rússia é o segundo país que mais comercializa o produto no mundo. Putin teve que enfrentar a resistência das quatro maiores empresas internacionais do setor. A implementação das medidas contidas no projeto de lei vai reduzir a mortalidade por doenças associadas ao uso do tabaco entre 150 mil e 200 mil por ano.